Hoje vamos falar um pouco sobre a Endodontia, mais conhecida como “tratamento de canal”, o procedimento odontológico indicado em casos de inflamação ou infecção no dente. Esse é um dos procedimentos mais comuns na área da odontologia, e consiste no tratamento de lesões e doenças na polpa e na raiz do dente.
Para entender um pouco mais como funciona o processo, é importante entender a estrutura do dente. Os dentes são formados por três tecidos:
- esmalte (tecido mais duro e que serve como proteção)
- dentina (tecido logo abaixo do esmalte)
- polpa (o tecido conjuntivo que ocupa a cavidade interna do dente)
A polpa, é a parte mais interna do dente, e se estende desde a coroa até a ponta da raíz que faz a conexão com a mandíbula. É ela que contém os nervos e vasos sanguíneos, por isso, os principais sinais de que se é necessário fazer o tratamento de canal são as dores na mandíbula – que podem até irradiar para a face, trazendo sensação de latejamento e até inchaço.
O tratamento de canal é necessário quando a lesão ultrapassa o esmalte e a dentina, atingindo a polpa do dente. Nesses casos, é necessario tratar o canal, retirando a polpa e preenchendo os dentes com materiais específicos (após uma limpzea interna com medicações).
Como é feito o tratamento de canal?
O processo geralmente inclui as seguintes etapas:
- Anestesia: Antes de iniciar o procedimento, o dentista aplicará uma anestesia local para minimizar qualquer desconforto durante o tratamento.
- Acesso à pulpa: Em seguida, o dentista fará uma pequena incisão na superfície do dente para acessar a pulpa dental.
- Remoção da pulpa: Usando ferramentas especiais, o dentista removerá cuidadosamente a pulpa dental inflamada ou infectada.
- Limpeza dos canais radiculares: O dentista limpará e alargará os canais radiculares para remover quaisquer resíduos bacterianos e preparar os canais para o preenchimento.
- Preenchimento dos canais: Os canais radiculares serão preenchidos com um material específico, geralmente de guta-percha, para evitar futuras infecções.
- Obturação da superfície: Por fim, o dentista preencherá a superfície do dente para selar o acesso aos canais radiculares.
- Restauração final: Após o tratamento de canal, o dentista pode recomendar a colocação de uma coroa dental para proteger o dente e restaurar sua aparência e função.
Quando é necessário fazer tratamento de canal?
Alguns sinais e sintomas que podem indicar a necessidade de um tratamento de canal incluem:
- Dores agudas e intensas em um ou mais dentes
- Sensibilidade excessiva ao calor, frio ou pressão
- Inchaço ou vermelhidão na gengiva próxima ao dente afetado
- Nódulo doloroso na gengiva próxima ao dente
- Escurecimento ou amarelecimento do dente afetado
- Drenagem de pus na boca
Quais planos da Amil Dental cobrem tratamento de canal?
Desde o plano mais básico da Amil Dental você já conta com cobertura para tratamento de canal. Esse procedimento está coberto em todas as opções de planos dentários da operadora, independente da forma de contratação (individual, familiar ou empresarial).
Entre em contato conosco e conheça a melhor opção de plano odontológico para você, sua família ou empresa!
Corretor Amil Dental
Desde 2015 somos referência na comercialização de planos odontológicos. Trabalhamos com transparência e respeito, sempre prezando pela qualidade no atendimento, compromisso, ética e confiança.